O senador Flávio Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (23) que se inscreveu para participar de uma audiência pública nos Estados Unidos sobre a proposta de aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar declarou que pretende defender os interesses das empresas nacionais e criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela condução do tema.
“Vou defender os interesses do povo brasileiro. Vou fazer a minha parte para evitar que empresas brasileiras sejam ainda mais taxadas do que já são com o governo Lula”, escreveu o senador. Na mesma publicação, ele afirmou que o governo federal não estaria atuando para impedir a adoção das tarifas e atribuiu ao presidente motivações eleitorais para a disputa comercial.
A audiência está marcada para 6 de julho e será realizada pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), órgão responsável por analisar a proposta de sobretaxa sobre produtos brasileiros. Flávio Bolsonaro solicitou cinco minutos para apresentar argumentos contrários à medida.
Segundo o senador, a taxação pode prejudicar empresas brasileiras e afetar a relação comercial entre os dois países. Em outras manifestações recentes, ele afirmou ter pedido ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao secretário de Estado, Marco Rubio, que não avancem com a cobrança das tarifas.
A proposta de tarifa surgiu após uma investigação comercial conduzida pelo governo norte-americano, que apontou práticas consideradas inadequadas nas relações comerciais com o Brasil. A decisão final sobre a adoção das taxas deve ser anunciada após a conclusão das audiências públicas.